A nova direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) tomou posse nesta quarta-feira (1º), em cerimônia na sede da entidade. Foi empossado o ginecologista e obstetra Marcelo Matias, que assumiu a presidência do Simers, bem como a nova Diretoria Geral, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo para o próximo triênio, de 2025 a 2027.
Além de defender o compromisso com a profissão, o novo presidente declarou que a primeira ação concreta da nova gestão será a atuação nos locais onde os médicos estão trabalhando sem receber, como São Leopoldo e Canoas.
— A realidade dos atrasos salariais é uma ferida aberta que afeta diretamente os profissionais e, consequentemente, a qualidade da assistência à população. Não vamos descansar enquanto os direitos básicos dos médicos não forem respeitados — afirmou Matias, que já foi presidente do Simers entre 2019 e 2021.
A chapa liderada por ele foi eleita em novembro. Marcelo Marsillac Matias tem 57 anos, é médico ginecologista e obstetra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com residência no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Professor no curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), foi presidente do Simers na gestão 2019-2021, vice-presidente entre 2022 e 2024, diretor da entidade entre 2004 e 2015, e conselheiro entre 2016 e 2018.