O número de pessoas com intoxicação alimentar em Pelotas após o Natal subiu para 92. Os dados foram atualizados pela Vigilância Sanitária do município no final da tarde desta segunda-feira (30). A atualização anterior, divulgada pela manhã, apontava 81 pessoas contaminadas.
Foram relatados sintomas como febre, náusea, vômito, diarreia e dor abdominal após o consumo, no feriadão, de tortas frias de frango da lancheria Circulu's, uma das mais tradicionais da cidade.
Alimentos como maionese, palmito e azeitona foram recolhidos pela Vigilância Sanitária. Também foram coletados materiais biológicos das pessoas que ingeriram o alimento e passaram mal. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre, para identificação do agente etiológico e do alimento causador do problema.
Os primeiros resultados dos exames foram divulgados na tarde desta segunda-feira. De acordo com o laudo divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi detectada a presença da bactéria Estafilococos coagulase positiva na torta fria de frango com azeitonas.
A lancheria informou em nota que recebeu inspeção da Vigilância Sanitária e que não foram identificadas irregularidades, possibilitando, assim, a continuidade das atividades do estabelecimento. Contudo, assegura que está "conduzindo testes internos" relacionados ao caso e colaborando com as autoridades. A empresa estima que terá novidades sobre esses testes na próxima semana.
O restaurante também afirmou que trabalha "com rigorosos padrões de higiene, segurança dos alimentos e qualidade" e que está disponível para prestar esclarecimentos às famílias impactadas. "Caso haja a confirmação da correlação dos sintomas apresentados com o produto do Circulu's Lanches, prestaremos todo apoio e assistência", informou.