Estoques de vacina contra dengue estão instáveis em clínicas e farmácias de Porto Alegre. Alguns estabelecimentos da rede privada não têm, no momento, segundas doses reservadas, enquanto outros negociam reposição. Segundo a farmacêutica Takeda, o fornecimento de imunizantes para completar o esquema vacinal daqueles que já receberam a primeira dose também será priorizado.
A Takeda, que produz a vacina contra a dengue (Qdenga), decidiu priorizar o atendimento aos pedidos do Ministério da Saúde (MS) no fornecimento dos imunizantes. Desde a decisão, farmácias e clínicas de vacinação da Capital enfrentam dificuldades para atender a demanda dos pacientes, uma vez que o Rio Grande do Sul não foi um dos Estados priorizados pelo MS.
Alguns estabelecimentos da rede privada estão atualmente sem doses disponíveis, seja para primeira ou segunda aplicação, e não têm previsão de quando devem receber uma nova leva do imunizante. Outros, apesar da falta de vacinas e da decisão da Takeda, afirmam estar negociando para repor os estoques o mais rápido possível.
Em nota, a farmacêutica afirmou que, diante do atual cenário da inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do alto número de casos no Brasil, está concentrada em atender de forma prioritária ao Ministério da Saúde. A Takeda ressaltou, ainda, que não está mais disponível para firmar contratos de forma descentralizada para atendimento a Estados e municípios.
“O fornecimento da vacina contra a dengue, Qdenga, no mercado privado brasileiro, será limitado para suprir e priorizar o quantitativo necessário para que as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal, de acordo com a posologia de duas doses subcutâneas com intervalo de três meses aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informou.
Confira o retorno das farmácias e clínicas de vacinação consultadas por GZH sobre ter doses da vacina nesta quinta-feira (15):
Afirmaram não ter mais doses:
- Rede de Farmácias São João
- Panvel Farmácias
- Rede de Farmácias Agafarma
- Clínica Vaccicare
- Clínica Vacine
- Clínica ImuneSafe
- Clínica Imunitá
- Centro de Vacinas Mãe de Deus
Afirmou ter doses, mas em baixa quantidade:
- Droga Raia
*Produção: Yasmim Girardi