Um alerta da Defesa Civil foi enviado nesta quarta-feira (14) à população do Rio Grande do Sul incentivando que as crianças sejam vacinadas contra a poliomielite. Os alertas geralmente tratam de eventos climáticos com risco para a população, mas, desde a pandemia de covid-19, a Defesa Civil apoia a Secretaria da Saúde (SES) em campanhas de saúde pública.
“Defesa Civil: RS alerta contra pólio: vacine crianças menores de 5 anos até 30/9 e combata o risco de retorno da paralisia infantil. Cuide das nossas crianças!”, diz o texto, enviado por SMS aos 800 mil usuários cadastrados no serviço 40199.
O alerta enviado na quarta-feira foi uma solicitação da SES para promover a campanha de vacinação contra poliomielite, doença que pode causar pode causar de vômito e paralisia até a morte. A meta do Estado é vacinar 95% das crianças com idades entre um e quatro anos, o que representa um público-alvo de 553.814 indivíduos. Até esta quinta-feira (15), a cobertura vacinal estava em 50,8%, com mais de 281 mil doses da vacina aplicadas.
A campanha de vacinação, que iniciou no dia 8 de agosto e terminaria no dia 9 de setembro, foi prorrogada até 30 de setembro pelo Ministério da Saúde. Na época da decisão, anunciada em 6 de setembro, apenas 35,1% do público-alvo do país tinha tomado o imunizante. Até esta quinta-feira, a cobertura vacinal nacional chega em 43,9%. O objetivo da pasta é vacinar 95% das 14,3 milhões de crianças nesta faixa etária.