O Ministério da Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro por conta da baixa cobertura vacinal contra a doença. O prazo inicial de imunização começou em 8 de agosto e terminaria na próxima sexta-feira (9).
De acordo com dados mais recentes do Ministério, 35,12% do público-alvo de um a quatro anos tomou a vacina que previne contra a paralisia infantil. Foram pouco mais de 4 milhões de doses aplicadas em cerca de 11,5 mil crianças. O objetivo da Pasta é vacinar 95% das 14,3 milhões de crianças nesta faixa etária.
No Rio Grande do Sul, cerca de 40% do público dessa faixa etária foi imunizado em quase um mês de mobilização nacional. Na análise do registro de doses aplicadas por município, segundo reportagem de GZH, apenas 93 cidades cumpriram a meta de 95% de cobertura. Esses 93 municípios correspondem a 18,7% do total de 497 cidades gaúchas.
Considerada erradicada no país desde 1994, a redução da imunização de crianças é preocupação para as secretarias de Saúde e especialistas da área, e pelo menos um caso da doença é investigado no país, no Estado de Roraima.
O Ministério da Saúde também prorrogou a campanha de multivacinação, que visa incentivar a atualização da carteirinha de imunização das crianças.