Diante do avanço da pandemia de coronavírus e do esgotamento de recursos materiais e humanos nas instituições de saúde do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) abriram inscrições para o cadastro de voluntários que queiram atuar no combate à covid-19. Profissionais e estudantes interessados poderão preencher o formulário de participação pela internet.
Os voluntários inscritos pela UFCSPA devem atuar em ações de teleorientação sobre a covid-19 e atividades em laboratórios de testagem da Capital e do Estado, além de participar dos serviços municipais e estaduais de vigilância e auxiliar presencialmente na paramentação e biossegurança dos profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Também há vagas abertas para profissionais de saúde formados, principalmente das áreas de enfermagem, fisioterapia, medicina e psicologia, que possam realizar atividades voluntariamente, com qualquer carga horária, na Santa Casa. Todos os interessados podem se inscrever por meio deste site, após ler o termo de compromisso e responsabilidade.
Já o cadastro de voluntários da SES — que teve sua reativação definida na terça-feira (2), em uma reunião do Gabinete de Crise, como medida para enfrentar o avanço da pandemia — é para o desempenho de atividades de atenção e cuidado à saúde da população conforme a necessidade. Para realizar inscrição, basta acessar este site e preencher o formulário com todos os dados solicitados, informando também sua disponibilidade para atuação.
Além disso, a Secretaria lançou um cadastro destinado a profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e fonoaudiólogos, que poderão ser convidados a atuar no combate à covid-19 em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços nos diferentes municípios do Estado, caso haja a necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
O formulário de cadastro pode ser preenchido por meio deste link. Conforme a SES, as condições de contrato e os locais de atuação serão acordados diretamente com os profissionais. A remuneração, por sua vez, será de responsabilidade exclusiva da instituição contratante.