A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre atingiu o limite da capacidade de atendimento aos pacientes com covid-19. O diretor médico da instituição, Antônio Kalil, informa que todos os 109 leitos de UTI da Santa Casa na Capital e os 20 do Hospital Dom João Becker, em Gravataí, que é gerido pela mesma instituição, estão ocupados.
Não é diferente a situação nas enfermarias covid dos hospitais ligados à Santa Casa. Todos os 233 leitos clínicos (168 em Porto Alegre e 65 em Gravataí) estão ocupados por pacientes infectados com o coronavírus.
— Estamos empreendendo esforços derradeiros para nos próximos dias disponibilizarmos mais 15 leitos de UTI Covid na Santa Casa, em Porto Alegre, totalizando, portanto, 144 colocados à disposição da população, sem mais condições estruturais de novas ampliações— detalha Kalil.
Em nota, a Santa Casa informa que, além da assistência aos pacientes com covid mantém outros 42 leitos de UTI adulto para outras doenças, procurando manter a assistência mínima para as urgências e emergências em cardiologia, neurocirurgia, oncologia, transplantes e demais especialidades médicas que também ocorrem em larga escala neste período de pandemia. A ocupação desses leitos é de 100% no momento.
— Chegamos ao nosso limite assistencial, de recursos humanos e tecnologias, já com estruturas assistenciais em blocos cirúrgicos e salas de recuperação, com a consciência absoluta do papel social que empreendemos e o dever máximo de alcançar a maior segurança possível nos tratamentos — informa Kalil.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.