A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira (26) a reativação de 90 leitos de UTI para atender pacientes diagnosticados com coronavírus. Conforme a instituição, a ampliação do atendimento foi necessária em função da alta demanda observada na última semana – até então, eram utilizados 58 leitos para os doentes de covid-19.
Além disso, a instituição confirmou que a ocupação dos leitos clínicos é a maior observada desde o início da pandemia. Na segunda-feira (22), eram atendidos 120 pacientes no setor e, nesta sexta-feira, havia 168 doentes – um aumento de 14%.
O Hospital Dom João Becker, em Gravataí, que é gerido pela Santa Casa, também realizou a ampliação de leitos de UTI covid, passando de 10 para 20 vagas.
A instituição ressalta que, para não deixar desassistidos pacientes que sofrem de outros problemas de saúde, serão mantidas, por enquanto, as consultas eletivas. Também estão mantidos os procedimentos cirúrgicos que não podem ser adiados, além daqueles de urgência e emergência.
— Estamos atingindo rapidamente a plenitude da nossa capacidade estrutural e de pessoal, muito embora estejamos realizando atendimentos em conjunto com os médicos e residentes da UFCSPA, a fim de ampliar a assistência aos nossos pacientes — afirmou o diretor médico da Santa Casa, Antônio Kalil.
A Santa Casa reforça que está oferecendo ainda um sistema gratuito de tele orientação para quem tiver dúvidas a respeito da covid-19. O objetivo é tentar desafogar as emergências. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, por meio deste site.