Após o segundo colapso do sistema hospitalar de Manaus, no Amazonas, 17 pacientes com coronavírus chegaram para atendimento no Rio Grande do Sul por volta das 20h10min desta segunda-feira (1º), sendo 14 homens e três mulheres, com idades entre 33 e 70 anos. O transporte foi feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu de Manaus, parou em Cuiabá para abastecimento e pousou em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho.
O tratamento será realizado em leitos clínicos – portanto, não de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – do Sistema Único de Saúde (SUS). Nove pacientes irão para o Hospital Universitário de Canoas e oito, para o Hospital Conceição, na Capital. Eles passarão por triagem nas instituições e, caso apresentem piora, serão transferidos para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, referência no atendimento a casos muito graves de covid-19.
A vinda de pacientes de Manaus para o Rio Grande do Sul partiu de um convite do Palácio Piratini. O governo havia oferecido 50 vagas para pessoas em tratamento em Porto Velho, capital de Rondônia, cujo sistema de saúde está à beira do colapso. Diante da desistência de alguns pacientes, estendeu o convite a pacientes do Amazonas, onde faltam leitos e oxigênio para salvar pessoas em estado grave de coronavírus.
Em território gaúcho, a ocupação de leitos clínicos, destinados a casos menos graves, não chegou a se tornar crítica durante a pandemia – diferentemente das UTIs, que, em alguns momentos, chegaram a patamares próximos do limite em algumas cidades.
Os pacientes de Manaus serão mantidos em isolamento também dos internados por covid-19 no Rio Grande do Sul, afastados em alas à parte. Os indivíduos não serão contabilizados no cálculo das bandeiras do distanciamento controlado.
Recebidos por equipes de saúde que vestiam um macacão especial que cobre todo o corpo, os infectados serão transportados por ambulâncias individualmente aos hospitais. As medidas são para evitar que uma eventual nova cepa seja introduzida entre profissionais da saúde gaúchos e outros pacientes com covid-19.
Na terça-feira, um voo com mais 18 pacientes levará pacientes para Santa Maria, nos hospitais Universitário e Regional. A prefeitura da cidade informou que garantirá o apoio logístico.
Na semana passada, o Estado começou a atender 18 pacientes de Porto Velho nos hospitais de Clínicas, Conceição e Vila Nova, em Porto Alegre.