A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou a ampliação no número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados com covid-19. As novas vagas hospitalares funcionarão na Santa Casa de Misericórdia e vão garantir que o município passe a contar com 30 leitos de UTI covid.
Os novos leitos destinados a casos mais graves serão criados por meio de uma parceria entre o hospital e a prefeitura. A Santa Casa irá ceder o espaço para a instalação e funcionamento dos 10 leitos, assim como a equipe de profissionais da saúde. A prefeitura será responsável pelos equipamentos.
Pelotas teve nas últimas semanas aumento nos índices de hospitalização em leitos de UTI e enfermaria covid-19, que chegaram aos 100% de ocupação. Pacientes do município tiveram de ser transferidos para outras cidades do Estado.
Além de uma população de aproximadamente 350 mil habitantes, o município é referencia em saúde para cerca de 500 mil pessoas da região. Em reunião na Associação dos Prefeitos da Zona Sul (Azonasul) na quarta-feira (9), a dificuldade de leitos no sul do Estado foi um dos assuntos debatidos.