Os municípios de Sapucaia do Sul, Tenente Portela, Pelotas, Bagé, Teutônia e Osório terão serviços especializados de referência em saúde da mulher com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2025. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta quinta-feira (19) e faz parte do programa SERMulher.
Os serviços devem começar a funcionar a partir do mês de janeiro e têm como objetivo, atender às principais demandas de ginecologia do Estado.
O atendimento será ambulatorial especializado em linhas de cuidado da saúde da mulher como câncer de colo do útero, câncer de mama, endometriose, miomatose, infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério.
Também serão oferecidos serviços como inserção do dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outros. Os atendimentos irão ocorrer a partir de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.
De acordo com a SES, a expectativa é de que os serviços sejam estendidos para todas as Coordenadorias Regionais de Saúde. Além disso, para entrar em funcionamento, estarão aptos a receberem incentivo estadual para implantação de R$ 200 mil, em parcela única, e R$ 125 mil mensais para custeio.
Confira os locais onde os serviços serão incluídos:
- Sapucaia do Sul: Clínica de Saúde da Mulher
- Tenente Portela: Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio
- Pelotas: Hospital Universitário São Francisco de Paula
- Bagé: Santa Casa de Caridade
- Teutônia: Associação Beneficente Ouro Branco
- Osório: Associação Beneficente São Vicente de Paulo