Nesta quarta-feira (9), Santa Maria bateu o novo recorde de pessoas internadas com covid ou suspeita da doença nos leitos exclusivos para o tratamento da doença na cidade. São 48 pacientes precisando de cuidados intensivos, duas a mais do que o recorde anterior, registrado na segunda-feira (7), quando eram 46.
Segundo o painel de monitoramento das internações da Secretaria Estadual de Saúde, há apenas sete vagas de UTI covid no município, duas no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e cinco no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O Hospital Regional de Santa Maria segue com os seus 20 leitos de UTI ocupados desde 26 de novembro. Com isso, a ocupação das UTIs covid está em 87,2% na cidade.
Porém, a situação é ainda mais grave porque os leitos de UTI para outras doenças também estão com alta ocupação. Segundo o painel da Secretaria Estadual de Saúde, dos 109 leitos, 94 recebem pacientes, um índice de 86,2%.
No Hospital de Caridade, a ocupação total da UTI está em 96%. Dos 50 leitos, 48 estão ocupados. São 30 pacientes com outras doenças e 18 com covid. No HUSM, a ocupação é de 86,2%, com 25 dos 29 leitos ocupados. Há 15 pessoas internadas por outros problemas e 10 devido ao coronavírus. No Regional, além da ocupação de 100% dos 20 leitos de UTI, os leitos clínicos estão com 50% da capacidade, há 20 internados nos 40 leitos.
SITUAÇÃO CRÍTICA
Leitos de UTI têm quase 100% de ocupação em hospitais de Santa Maria
Três instituições que são referência no atendimento a pacientes com covid enfrentam alta demanda há duas semanas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: