Muita gente nem sonha, mas pode estar dormindo com milhões e até mesmo trilhões de inimigos. Isso mesmo: os ácaros, vilões para quem sofre de rinite ou asma, adoram dividir a cama com os humanos. Para combater a multiplicação desses visitantes desagradáveis, é preciso manter a higiene de colchões e travesseiros em dia. Além disso, fugir de soluções que viraram senso comum, como expor os itens ao sol, por exemplo.
Com a ajuda do biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, desvendamos alguns segredos para manter a cama limpa. Veja:
Como higienizar colchões?
Para manter os colchões sempre limpos, Dr. Bactéria recomenda que se utilizem capas protetoras. Elas devem ter zíper e material impermeável por dentro e de algodão por fora.
— Seria bom ter dois protetores para trocar uma vez por semana. Se o colchão estiver sempre com protetor, não precisa limpá-lo nunca — afirma.
Agora, se você não costuma usar as capas, o biomédico recomenda que seja feita uma higienização mensal no colchão. Para isso, deve-se polvilhar bicarbonato de sódio na superfície e deixar o pó por 30 minutos. Na sequência, a dica é usar um aspirador de pó com filtro HEPA – tipo que retém partículas mais finas – para retirar os resíduos. Essa especificação do filtro garante a retirada de ácaros vivos, mortos e suas fezes.
Se a ideia for limpar outros resíduos, como vômito ou urina, Dr. Bactéria ensina um procedimento semelhante à higiene habitual: polvilhar bicarbonato de sódio, aguardar 30 minutos, aspirar e, por fim, passar um pano embebido em vinagre. Lembre-se de torcer muito bem o pano antes de passá-lo na superfície.
— Se o cheiro persistir, repita a operação.
E os travesseiros?
Dr. Bactéria desaconselha a lavagem de travesseiros, pois ele nunca conseguirá secar corretamente.
— Veja o peso antes e depois de lavar. A diferença é a água da umidade que ficou nele — garante, acrescentando que os ambientes úmidos são os piores inimigos desses itens.
Assim como colchões, travesseiros devem ser protegidos por capas impermeáveis por dentro e de algodão por fora, que também devem ser trocadas semanalmente. Fora isso, deve-se optar pelos feitos de látex no lugar dos de pena de ganso, que acumulam mais ácaros.
Colchões e travesseiros têm prazo de validade?
Sim! Ambos devem ser renovados após um determinado período de tempo. O biomédico diz que os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos. Colchões de espuma duram entre dois e três anos, já os de mola podem chegar a sete ou oito anos.
— Um colchão com 10 anos tem mais de um trilhão de ácaros.
Colocar os itens no sol ajuda?
Não! Deve-se evitar colocar colchões e travesseiros ao sol sob pena de ver os ácaros se multiplicarem. O especialista explica:
— O sol tem ação de desinfecção pelo ultravioleta. Só que esse raio só pega na superfície, e os ácaros estão por dentro. O calor vai aquecer a gordura do corpo, deixando-a em uma temperatura ótima para os ácaros se alimentarem. É como um banquete.
A dica para arejá-los, é colocá-los na rua, sempre à sombra.
Cama arrumada? Espere um pouco
Evite arrumar a cama logo depois de deixá-la, pela manhã. Dr. Bactéria lembra que perdemos uma boa quantidade de líquido através do suor no decorrer da noite. Se a cama for esticada assim que sairmos dela, a umidade vai permanecer, servindo de alimento aos ácaros.