Fechando quase um mês de campanha de vacinação contra a gripe no país, mais de 250 mil pessoas já foram imunizadas em Porto Alegre. A ação começou em 10 de abril, primeiro para crianças e gestantes. Após, foi aberta para os outros grupos do público-alvo. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (7) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Somente no Dia D de vacinação, no último sábado (4), 55 mil pessoas procuraram os 83 postos de saúde abertos na Capital: foram aplicadas 36 mil doses para os grupos prioritários e outras 19 mil em doentes crônicos. Com os números do Dia D, Porto Alegre alcançou 41% da meta de vacinação estimada pelo Ministério da Saúde para o município, que é de cerca de 615 mil pessoas.
Até o momento, entre os integrantes do público-alvo, os idosos foram os que mais se vacinaram na Capital (112.528), seguido das crianças de seis meses a menores de seis anos (38.808) e trabalhadores da saúde (29.717). Além desses grupos, podem se imunizar também pessoas com doenças crônicas, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, professores, presos, funcionários do sistema prisional, policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
No Rio Grande do Sul, mais de 1,8 milhão de pessoas já receberam a vacina da gripe. A campanha vai até o dia 31 de maio.