Os dois registros de morte por meningite em São Leopoldo, no Vale do Sinos, levaram a população a uma corrida aos postos de saúde atrás da vacinação. Embora os casos não tenham relação — um óbito foi decorrente do sorotipo B e outro do C —, a comunidade ficou alerta, temendo um possível surto da doença.
Autoridades tranquilizaram a população afirmando que as mortes não caracterizavam um surto. Na manhã de quarta-feira (3), o prefeito do município, Ary Vanazzi, foi enfático ao dizer que não havia surto nenhum, pois eram dois casos distintos.
Diante de tantas dúvidas, GaúchaZH esclareceu com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) como é possível definir um surto de meningite. De acordo com a assessoria da pasta, há quatro fatores que devem ser considerados para isto: número de casos, área, relação entre eles e período de ocorrência.
"Considera-se um surto quando há o registro de, ao menos, três casos confirmados de meningite bacteriana pelo mesmo tipo, em uma mesma área (que pode ser até ser uma cidade ou mais especificamente em uma escola ou bairro) e que tenham nexo entre eles, ou seja, que tenham ligação de contato entre eles. Também precisam ser registrados dentro de um período máximo de 21 dias (considerando intervalos não maiores de 10 dias entre um e outro)", explicou por e-mail a assessoria da SES.
A Secretaria reforçou que "os dois casos de São Leopoldo são de tipos diferentes de bactéria (uma pelo tipo B e outra pelo tipo C do meningococo Neisséria Meningitidis). E, mesmo se fossem pelo mesmo tipo, não se trataria de surto neste momento, pois não há qualquer relação entre a menina do primeiro caso e a jovem do segundo. Além disso, o tempo entre um e outro é superior ao período máximo de incubação (que é de até 10 dias entre o contágio e a contaminação)".
Até o dia 2 de abril deste ano, o Rio Grande do Sul já teve oito casos de meningite e duas mortes confirmadas. Em 2018, foram 13 casos de meningo B, com duas mortes, e 33 de C, com seis mortes, conforme boletim que considera os dados até a semana epidemiológica 43, ou seja, 27 de outubro.