
A nova tenda para atendimento de dengue, inaugurada na manhã desta segunda-feira (5) no supermercado Stok Center, na Avenida Manoel Elias, apresentou alta demanda nas primeiras horas de funcionamento.
O local foi montado para ampliar o atendimento a quem apresenta sintomas da doença no bairro Passo das Pedras, ponto que concentra o maior número de casos em Porto Alegre.
A abertura do espaço ocorreu às 8h. Em duas horas foram atendidos mais de 30 pacientes, o que representa 10% da demanda esperada para todo o dia. Até as 11h, 55 pessoas haviam sido chamadas. Seguindo nesse ritmo, a procura deve ultrapassar os 300 atendimentos previstos.
A chamada tenda de hidratação irá funcionar de segunda a domingo, das 8h às 22h. Ela possui três divisões:
- a primeira divisão é onde os pacientes aguardam para serem atendidos
- segunda é um espaço de triagem
- sala para a hidratação, feita através da injeção de soro fisiológico.
— A dengue é uma doença que desidrata, se perde muito líquido pela quantidade de diarreia e vômito, como pela inapetência que ela ocasiona a pessoa. Então a hidratação se inicia em casa com bastante volume da água. E aqui a hidratação que a gente chama é soro na veia do paciente para que ele se restabeleça, que ele se hidrate e melhore em menor tempo — explica a diretora adjunta da atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde, Caroline Ceolin.
A estrutura foi montada para ampliar o atendimento de casos leves de dengue, e deve ser procurada por quem está sentindo os primeiros sintomas, como dores de cabeça, no corpo e sensação de fraqueza.
Trata-se de uma proposta diferente do hospital de campanha montado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar.
— O hospital de campanha atende casos mais graves, com pessoas que estejam com o quadro mais agravado, com um sangramento importante, como uma diarreia, um vômito, uma dor abdominal, e precisam ficar internados. Eles ficam em observação, fazendo outros manejos que na atenção primária não acontecem — complementa a diretora.
Outras cinco tendas como a do supermercado Stok Center foram instaladas na semana passada junto a unidades básicas de saúde com o objetivo de ampliar o atendimento: Camaquã, Modelo, Primeiro de Maio, Santa Fé e Timbaúva.
Todas as unidades de saúde estão atendendo casos de dengue. Para casos mais graves, a indicação é procurar as emergências.
Bairro com mais casos
O local onde foi instalada a tenda não foi escolhido por acaso. O bairro Passo das Pedras é o que concentra o maior número de casos confirmados pela Secretaria da Saúde. Até o início desta manhã eram 974 diagnósticos positivos. Em toda a Capital são 6.269 casos, com três mortes.
Morador do Passo das Pedras, o supervisor de segurança Cláudio Denilson Barbosa levou a sua esposa Maria Teresinha para receber tratamento. Eles já haviam ido a uma unidade de saúde da região no início dos sintomas. Mas o seu quadro piorou nos últimos dias.
— Ela está fraca, com alergias, e não consegue se alimentar direito. Ficamos sabendo que teria atendimento aqui e aproveitamos. É um auxílio, uma extensão para atender o povo, principalmente aqui na volta, que tem muitos casos de dengue — conta Barbosa.
O casal esperou mais de uma hora pelo atendimento. Segundo a Secretaria da Saúde, a situação do casal foi pontual porque a paciente necessitava de um equipamento específico que não estava disponível no local.
A espera durante a manhã era, em média, de 20 a 30 minutos.