O número de casos de febre amarela em investigação no Rio Grande do Sul subiu para 27, conforme novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (9). O levantamento leva em conta dados até o último dia 3.
Conforme o boletim, 40 casos suspeitos foram notificados desde julho do ano passado, sendo 29 em 2018. Do total, 12 foram descartados através de exames de laboratórios, 27 continuam em investigação e um caso foi confirmado.
O boletim não leva em conta o segundo caso de febre amarela de 2018 no Rio Grande do Sul, confirmado nesta semana. O jovem de 19 anos é morador de São Leopoldo e esteve em uma área de risco em Minas Gerais. Ele chegou a ficar internado, mas já teve alta. O primeiro caso confirmado foi de um morador de Jaguarão que também esteve em Minas Gerais. O Rio Grande do Sul não registrava casos da doença desde 2009.
A orientação da SES é de que toda a população gaúcha se vacine contra a doença, com exceção das pessoas que tem contraindicação.