A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta terça-feira (6) o segundo caso de febre amarela no Rio Grande do Sul neste ano. O jovem de 19 anos é morador de São Leopoldo e esteve em uma área de risco em Minas Gerais.
Conforme a secretaria, o jovem viajou para Nova Lima (MG) em 23 de janeiro e retornou em 4 de fevereiro. Segundo a mãe, o rapaz foi vacinado em 2009 — a informação, no entanto, não consta na carteira de vacinação.
Ao voltar para o Rio Grande do Sul, ele já apresentava sintomas da doença, como febre, calafrios e insuficiência hepática. O jovem foi atendido na UPA de São Leopoldo e, depois, internado no Hospital Centenário, onde ficou até 13 de fevereiro. Em seguida, foi transferido para o Hospital Santa Casa, em Porto Alegre, e recebeu indicação para fazer um transplante hepático, descartado posteriormente pela melhora no quadro. O paciente teve alta no dia 25 de fevereiro.
No mês passado, a secretaria confirmou o primeiro caso de febre amarela após quase uma década: um homem de 27 anos, morador de Jaguarão, no sul do Estado. Ele ficou doente depois de passar cerca de duas semanas no interior de Minas Gerais.