Depois de atrasos e pressão por parte das prefeituras, o governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (26), o repasse de R$ 176 milhões a hospitais do Rio Grande do Sul que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O valor é referente aos serviços prestados nos meses de outubro, novembro e dezembro. O recurso deve ingressar nas contas das instituições na próxima semana.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o montante quitará a dívida do governo gaúcho com os hospitais.
— Alguns já tinham recebido os valores de outubro, outros ainda não. Com o pagamento, integralizaremos o pagamento de todos os hospitais referente aos serviços da competência de 2017 — diz ele, ao frisar que não há outros passivos com as casas de saúde.
Nesta sexta, funcionários do Hospital Presidente Vargas, de Sapucaia do Sul, protestaram contra o atraso nos salários. Os servidores chegaram a bloquear o trânsito na RS-118. De acordo com a administração da casa de saúde, a ausência dos salários é decorrente, justamente, dos atrasos nos repasses por parte do governo do Estado.
Com o anúncio desta sexta, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) repassará, ao todo, R$ 318 milhões aos hospitais em janeiro.