A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, no dia 28 de dezembro, a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack, da empresa gaúcha Laticínio Friolack Ltda., cuja sede fica no município de Chapada. De acordo com a entidade, os produtos estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central.
Os produtos proibidos pela agência são os lotes 290 do Queijo Prato Lanche – Fatiado e Interfolhado, 303 do Queijo Mussarela Fatiado e 312 do Queijo Coalho. A Anvisa, em resolução publicada no Diário Oficial da União, afirma que "a empresa precisa remover o estoque existente no mercado".
De acordo com o diretor industrial da Friolack, Cristiano Giacomini, novos testes foram realizados nos laboratórios da empresa e da Universidade do Vale do Taquari (Univates) após a publicação da medida e nenhuma irregularidade foi constatada. Ele informa que apenas uma pequena parte das mercadorias disponibilizadas para comercialização foi recolhida até agora, mas que a empresa cumprirá a determinação.
Em nota, a Friolack afirma que está tomando medidas para elucidar o caso, conforme trecho abaixo. A empresa afirma também que não há registros no SAC com reclamações dos produtos.
"A FRIOLACK é uma empresa que está há dezoito anos no mercado de produtos laticínios, com inúmeros prêmios conquistados, se preocupa com a qualidade e com controle microbiológico efetivo de todos os produtos e linhas produtivas. Acreditamos se tratar de um equívoco que será esclarecido. A empresa está adotando todas as medidas necessárias para a rápida elucidação do fato, diga-se de passagem, eventual e sem precedentes."