A cinco dias da reabertura parcial do aeroporto Salgado Filho, a Fraport detalhou, nesta quarta-feira (16), como será a retomada do principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul. No primeiro dia de operação, na segunda-feira (21), a pista contará com 71 voos (pousos e decolagens) e previsão de circulação de aproximadamente 9 mil passageiros.
Hoje, com pousos e decolagens na Base Aérea de Canoas, o número de passageiros gira em torno de 4,5 mil diariamente, segundo a Fraport. Portanto, a circulação de clientes vai dobrar na reabertura parcial do Salgado Filho.
A empresa esclareceu pontos sobre o funcionamento da operação, frequências e destinos dos voos nessa primeira etapa e detalhes das obras da fase dois e perspectivas para a fase três.
Até o momento, a última decolagem prevista em Canoas deverá ocorrer as 5h45min ainda do dia 21. Após esse voo, a mobilização passa para o terminal de Porto Alegre.
Os voos no primeiro dia no Salgado Filho serão de ligação entre a Capital, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O primeiro pouso no Salgado Filho está programado para ocorrer por volta das 8h e será realizado por uma aeronave da companhia Azul, que sairá de Campinas (SP).
As informações foram concedidas em coletiva de imprensa, realizada no primeiro piso do aeroporto, no portão 3. O entorno do local ainda contava com sinais de acabamento de reforma, com trabalhadores circulando e atuando na limpeza e pintura de alguns espaços. Na pista, máquinas seguiam operando no reparo do local, que será parcialmente reaberto nos próximos dias.
Antes do detalhamento dos dados por parte da diretoria, a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, deu boas-vindas aos presentes e destacou a felicidade de reabrir o terminal depois de muito trabalho nos últimos meses. Além disso, fez questão de garantir a retomada da pista a partir do dia 21, destacando que a empresa não tinha dúvidas do cumprimento desse prazo.
Frequência de voos
Uma semana após a reabertura, o número de voos no Salgado Filho vai subir de 71 para 98 — com aproximadamente 15 mil passageiros. Já no dia 4 de novembro, o número de operações de pousos e decolagens salta para 122, comportando cerca de 16 mil.
— Esse crescimento de voos se dá basicamente pelo interesse do mercado em retornar a operar em Porto Alegre. E toda essa gestão de horários e destinos fica na mão das companhias aéreas, que são aqueles que fazem o uso e comércio desses espaços — destacou Fabricio Cardoso, diretor de operações da Fraport.
Nesta primeira etapa de funcionamento, os voos serão realizados entre 8h e 22h. Após esse horário e durante a madrugada, as equipes seguirão com trabalhos de reparo da pista, visando o próximo passo da retomada, que ocorre em dezembro.
A operação parcial ocorrerá em 1.730 metros de pista, uma parcela dos 3.200 metros originais. No pátio um, seis dos 16 pontos de embarque vão operar.
Nesse formato, o Salgado Filho terá condições de atender até 128 operações diárias. Hoje, em média, a Base Aérea de Canoas recebe 22 operações por dia. Antes da enchente, o aeroporto de Porto Alegre recebia em média entre 140 e 160 operações diariamente.
Embarque e desembarque
O check in seguirá na área internacional. O embarque será realizado no local de voos domésticos, no terceiro piso. Já o desembarque volta ao local oficial, no primeiro piso. Os horários para esses procedimentos voltarão a ficar sob responsabilidades das companhias aéreas a partir de segunda-feira (21).
Hoje, com o embarque e desembarque realizado no Salgado Filho e voos saindo da Base Aérea de Canoas, passageiros precisam se apresentar no aeroporto três horas antes do voo. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de o translado entre os dois locais ser realizado via ônibus. Sem essa necessidade, os horários para check in e procedimentos antes de entrar na aeronave voltam a ficar centralizados nas empresas aéreas.
— A gente volta para a rotina normal do aeroporto, a única diferença mesmo é uma questão geográfica, que o check-in era de um lado e agora é do outro, mas o resto é tudo igual — destaca o diretor de operações da Fraport.
A diretoria destacou que os serviços de informação vão auxiliar os passageiros, reforçando pontos desse modelo parcial. Rafael Guerra, gerente de comunicação da Fraport, reforçou a importância de realizar os processos com antecedência para evitar transtornos:
— Os passageiros que puderem façam o seu check-in online para antecipar e diminuir o tempo, na fila e no atendimento.
Estacionamentos
O gerente de comunicação da Fraport afirmou que os três estacionamentos do terminal (edifícios-garagem 2 e 3, e a área descoberta) estarão funcionando normalmente no dia 21 de outubro. As tarifas serão estipuladas pela operadora dos locais, a Estapar.
— Pode ter algum ajuste pontual da concessionária do estacionamento por causa da demanda, mas todos vão estar operando normalmente — destacou Guerra.
O ponto para motoristas de aplicativo voltará para o primeiro piso, na via central, já sinalizada. Os táxis da cooperativa credenciada do aeroporto voltam para o meio fio do primeiro pavimento. Os transfers receptivos de empresas que fazem a ligação com a Serra Gaúcha também voltam a operar no local.
Serviços e estabelecimentos comerciais
Na parte de operações comerciais, 70% dos lojistas que existiam antes da enchente já estão prontos para operar. Além disso, esses serviços terão incremento nas próximas semanas, segundo a Fraport.
Obras
O diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil, Cássio Gonçalves, afirmou que boa parte das obras da fase três está concluída. Essa etapa, busca entregar o restante da pista e abrir espaço para voos internacionais a partir de 16 de dezembro.
— Estamos com 68% de completamento dessa etapa. Estamos trabalhando então nos 1,4 mil metros de pista que obviamente não serão entregues agora, que vai da cabeceira antiga, a cabeceira 11, até próximo ali da táxi. Então, esse trecho agora está em andamento — explicou Gonçalves.
Fique atento
- Período de antecedência de chegada ao aeroporto: siga a orientação da companhia aérea;
- Check in: seguirá na área internacional;
- Embarque: terceiro piso;
- Desembarque: primeiro piso;
- Horários para pousos e decolagens: 8h às 22h;
- Acesso ao terminal: ficará aberto 24h diariamente;
- Estacionamentos: estarão funcionando normalmente.