Com apoio da Petrobras e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), equipes da Trensurb conseguiram acessar a Estação Mercado e executar parte da drenagem de água nesta terça-feira (11). A enchente que atingiu Porto Alegre em maio deixou totalmente submersas três estações localizadas na cidade — Mercado, Rodoviária e São Pedro.
De acordo com a Trensurb, pela primeira vez desde a inundação as equipes conseguiram secar os túneis da Estação Mercado e a passagem que liga a Praça Revolução Farroupilha ao Cais do Porto e à área da CatSul, também drenada. O trabalho deve ser deve ser finalizado nesta quarta-feira (12).
Em seguida, os materiais serão deslocados à Estação Rodoviária, onde o mesmo processo deve levar de dois a três dias para ser concluído. A limpeza vai permitir que se realize a avaliação dos danos sofridos nas estruturas e equipamentos da estação.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta terça, o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, disse que a Estação Farrapos deve levar pelo menos cinco meses para voltar a operar.
Com parte da linha inoperante, usuários do trem passaram a levar quase o triplo do tempo para chegar a Porto Alegre. Isso em função da necessidade de fazer parte do trajeto de ônibus. Os coletivos partem da Estação Mathias Velho, em Canoas, mas em frequência insuficiente, conforme passageiros ouvidos por ZH. A Metroplan prevê crescimento da demanda e garante trabalhar para aumentar a frota disponível.
*Produção: Laísa Rinaldi