O número de ônibus em operação em Porto Alegre terá aumento a partir desta quinta-feira (23), com 90% da frota circulando. A quantidade de viagens supera a tabela especial que estava em vigor, com 75% dos coletivos nas ruas.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, afirmou que ainda não é possível ter 100% da operação em virtude da situação das ruas da Capital, já que muitos pontos seguem com bloqueios ou estão intransitáveis.
A expectativa é de que o número de viagens passe das atuais 9,6 mil para 11 mil. Em um cenário normal, são realizadas 13 mil diariamente.
Conforme o comunicado, no próximo sábado e domingo, o atendimento seguirá com a oferta normal de final de semana.
Avaliações diárias estão sendo feitas pela equipe da Secretária de Mobilidade Urbana e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), reforçando linhas que apresentam maior demanda da população.
Para quem está com dúvidas sobre a situação da linha que necessita utilizar, a principal orientação é acessar o aplicativo Cittamobi. Por meio dessa ferramenta, estão sendo feitas atualizações diárias sobre a oferta de ônibus nas paradas.
Muitas linhas sofreram alterações nos pontos de embarque e desembarque, especialmente nas áreas mais afetadas, como o Centro Histórico, o 4° Distrito e a Cidade Baixa.
Terminais no Centro poderão voltar a operar de 10 a 15 dias
Segundo o secretário Adão de Castro Júnior, avaliações estão sendo feitas nos terminais que ficavam no entorno do Mercado Público, como o caso do terminal Parobé e o Pop Center. A projeção é de que a operação possa voltar nestes pontos em um período de 10 a 15 dias.