Moradores do bairro Menino Deus foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira (22) com o aumento do volume da água em algumas ruas. A água subiu rápido nas ruas André Belo, Barão de Gravataí e 17 de Junho. O Dmae desligou a Ebap 16 para adicionar um motor em operação e diz ter religado a estação.
Inicialmente, o Dmae informou que a culpa seria da gravidade: a água deveria escoar para o Arroio Dilúvio, mas, como o nível do Guaíba está alto e o arroio está cheio, a água retornaria pelos bueiros.
Na Avenida Praia de Belas, a partir da Rua Edmundo Bitencourt, todos os bueiros estão jogando água para a via, que já se encontra parcialmente alagada. Um dos pontos mais críticos é na rua Doutora Rita Lobato. Na Praia de Belas com Barão do Gravataí, a água já está na altura da canela. Os bueiros do local estão jogando água para fora, causando acúmulo nas vias.
A água chegou ao térreo de diversos prédios da região. Foi apenas por volta das 16h21min que o Dmae informou o desligamento da estação, explicando a origem da água não escoada na região.
O nível do Guaíba baixou de quatro metros pela primeira vez desde 3 de maio nesta quarta-feira. Na medição das 16h15min, por exemplo, o nível do Guaíba estava em 3,91 metros.
Água após limpeza
O último fim de semana tinha sido de limpeza nas casas do bairro Menino Deus e também da Cidade Baixa, em Porto Alegre. Com a drenagem das casas de bombas e a queda no nível do Guaíba, a água havia recuado nas principais ruas dessas localidades, que passaram a ser tomadas por móveis retirados das residências.
Na noite deste domingo (19), por exemplo, o entulho estava acumulado em pontos como a Avenida Getúlio Vargas, as ruas Dezessete de Junho e Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva e a Praça Garibaldi, no Menino Deus.
A água, no entanto, chegou a tomar diferentes partes do bairro na semana passada. A região sofreu problemas com inundações por conta do aumento do nível do guaíba e da falta de energia na área.