A luz no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, foi religada por parte da CEEE Equatorial, conforme informação repassada pela prefeitura, na tarde desta terça-feira (7). O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, falou à reportagem sobre o efeito prático desta ação nas casas de bomba na região.
— A CEEE conseguiu reenergizar o entorno (do Menino Deus), que pega a estação de bombeamento de água bruta e leva a água até a estação de tratamento. Agora, tendo condições de energia na região, nossa equipe está vitoriando os painéis, transformadores, todos equipamentos eletrônicos, para ver se a água não subiu ao ponto de inviabilizar o religamento desses equipamentos — disse.
Em seguida, Loss falou sobre a chance de conseguir reativar a estação de tratamento de água que abastece também as torneiras do bairro e permitem que os cidadãos utilizem água potável.
— Ainda acreditamos que há chances. Os técnicos e bombeiros no local devem nos informar em breve — afirmou.
Sobre as casas de bombas 12 e 13, que atendem o Menino Deus, somente uma deve ser reativada neste momento:
— A 12 acreditamos que não vai ter condições de ligar, mas a 13 temos esperança que consigamos.
Em relação a bomba 16, que quando estragou proporcionou o alagamento de boa parte do Menino Deus (e Cidade Baixa), não há muita esperança. As demais estão sendo trabalhadas pelo Dmae para serem reativadas.
Às 16h, o Dmae anunciou a retomada da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus. Às 16h16min, contudo, um novo comunicado do Dmae informou: "Tivemos uma queda de energia na ETA Menino Deus e a operação parou".
Por volta das 18h, foi religada novamente, atendendo de forma lenta e gradual, 37 bairros da Capital.