O fim de semana foi de limpeza em casas dos bairros Menino Deus e Cidade Baixa, na Capital. Com a drenagem das casas de bombas e a queda no nível do Guaíba, a água recuou nas principais ruas dessas localidades, que passaram a ser tomadas por móveis retirados das residências.
Na noite deste domingo (19), o entulho estava acumulado em pontos como a Avenida Getúlio Vargas, as ruas Dezessete de Junho e Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva e a Praça Garibaldi, no Menino Deus. Na Cidade Baixa, a reportagem de GZH e Rádio Gaúcha verificou a concentração de lixo principalmente na Rua Joaquim Nabuco. Na Travessa Venezianos, também havia um ponto com lixo acumulado.
No Centro Histórico, o volume de descartes era menor. Durante a tarde do domingo, caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) passaram recolhendo aquilo que havia sido deixado nas ruas por comerciantes da região.
A orientação da prefeitura é que a população deixe os itens para descarte em frente às residências e comércios.
Do dia 6 até a última sexta-feira (17), servidores do DMLU já haviam recolhido cerca de 910 toneladas de resíduos em Porto Alegre. Deste montante, cerca de 119 toneladas foram retiradas em limpeza entre quarta (15) e quinta (16) na Cidade Baixa e no Menino Deus.
No sábado (18), os garis recolheram outras 90 toneladas em um mutirão realizado na Zona Norte.