O serviço de remoção de árvores e galhos derrubados durante o temporal que atingiu Porto Alegre em 16 de janeiro deve ser concluído em aproximadamente 10 dias. A informação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Dados divulgados pela pasta indicam que cerca de 2,5 mil casos de intervenção necessária foram identificados através das rondas realizadas pelas equipes e pelos protocolados abertos via sistema de atendimento ao cidadão — a plataforma 156. Mais de 2,2 mil das ocorrências já foram atendidas.
— Na cidade como um todo, a gente está na última etapa do serviço. Estamos na etapa de recolhimento de troncos e galhos de maior e menor porte. Em torno de 10 dias, a gente acredita que coloca o serviço em dia. Mas é sempre bom lembrar o cidadão de que estamos recolhendo resquícios do temporal — afirma o secretário Marcos Felipi Garcia.
De acordo com o titular da SMSUrb, moradores de alguns condomínios e casas estão colocando restos de árvores nas calçadas, dando retrabalho para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana. No entanto, a recomendação é que os resíduos arbóreos sejam destinados às Unidades de Destino Certo, os populares Ecopontos. Porto Alegre conta com sete UDCs (confira abaixo a relação completa).
— A gente sabe que ainda têm alguns galhos e troncos caídos pela cidade, mas os grandes focos já estão monitorados e estamos atuando.
A equipe de reportagem de GZH questionou sobre o trabalho que é realizado paralelamente em parques e praças da cidade. O secretário de Serviços Urbanos explicou que, pelas avenidas, ruas e calçadas terem sido elencadas como prioridade, a limpeza em outros espaços públicos deverá se estender por mais tempo.
— A cidade tem a prioridade em relação aos parques e às praças. Estamos com mais equipes pela cidade, estimamos um prazo de 10 dias. E, sim, os parques e as praças contam com um prazo um pouco maior, pelo menos mais 15 a 20 dias — destaca o secretário.
O Parque Farroupilha, a Redenção, segue em atendimento. A secretaria calcula mais de 90 atendimentos de árvores ou grandes galhos derrubados pela força do vento no temporal. Trata-se do espaço mais afetado, em relação a outras praças do município.
A promessa do poder público é de manter equipes atuando no serviço de remoção de vegetais durante o carnaval.
Onde ficam as Unidades de Destino Certo (Ecopontos)
Os Ecopontos recebem gratuitamente: resíduos arbóreos, madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, entre outros materiais que não podem ser recolhidos pelas coletas domiciliar e seletiva.
Telefone de atendimento: (51) 3289-6821
- UDC Cruzeiro do Sul: Av. Cruzeiro do Sul, 1.445 - bairro Cruzeiro do Sul
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (8h às 17h) e aos sábados e feriados (8h às 12h) - UDC Carvalho de Freitas: Rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012 - bairro Glória
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (7h às 18h) e aos sábados e feriados (8h às 12h) - UDC Bernardino Silveira de Amorim: Av. Bernardino Silveira de Amorim, 2.261 - bairro Rubem Berta
Horário de funcionamento: de segunda a sexta (8h às 17h) e aos sábados e feriados (8h às 12h) - UDC Câncio Gomes: Travessa Carmem, 111 - bairro Floresta
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (7h às 18h) e aos sábados e feriados (8h às 12h) - UDC Fátima Pinto: Rua Alfredo Ferreira Rodrigues, 975 - bairro Bom Jesus
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (8h às 17h) e aos sábados e feriados (8h às 17h) - UDC Humaitá: Rua José Aloísio Filho, 780 - bairro Humaitá
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (8h às 16h) e aos sábados e feriados (8h às 12h) - UDC Princesa Isabel: Avenida Ipiranga, 2765 - bairro Santana (entrada pela rua Livramento, na esquina com avenida Princesa Isabel)
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta (7h às 18h) e aos sábados e feriados (8h às 12h)