O trecho de dois quilômetros da ciclovia da Avenida Ipiranga entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e João Pessoa, que foi liberado na sexta-feira (5), foi novamente bloqueado na tarde deste domingo (7), por 24 horas. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a medida foi colocada em prática já que a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a ocorrência de eventos climáticos em Porto Alegre.
A ação faz parte do protocolo operacional da EPTC, que já estava estabelecido desde a abertura dos pontos. O trecho ficará interditado por pelo menos 24 horas após o fim do alerta, quando haverá nova avaliação. Apesar dos novos gradis provisórios, muitos ciclistas ainda circulavam pela ciclovia no fim da tarde.
Em nota, a EPTC afirmou:
A partir do comunicado emitido pela Defesa Civil alertando para a ocorrência de eventos climáticos, a equipe de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou o fechamento dos pontos com gradis da Edvaldo Pereira Paiva até a João Pessoa. A liberação será feita 24 horas após a melhoria das condições climáticas.
O alerta emitido pela Defesa Civil prevê chuva e vento, além de descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo até às 19 horas deste domingo (7) na Região Metropolitana, Serra e parte da Região Central. Já para as regiões da Fronteira Oeste e das Missões, o alerta segue até as 20h. Há, também um outro alerta para a Serra e leste gaúcho até as 22h.