Com a redução do nível do Rio dos Sinos, moradores de Sapucaia do Sul começaram a voltar pra casa nesta sexta-feira (24). A enchente atingiu principalmente os bairros Carioca e Fortuna.
Desde a tarde de quinta-feira (23) até a manhã seguinte o número de pessoas fora de suas residências caiu de 358 para 230. Deste total, 140 estão desalojados, em casas de parentes ou familiares, outros 90 estão em abrigos municipais.
No bairro Carioca, ruas antes tomadas pela água já estavam secas. Ainda assim, alguns trechos mais próximos ao rio se encontravam bastante alagados.
Paulo Sérgio Melo da Silva espera retornar ainda nesta sexta. A casa dele, que chegou a ficar quase submersa, tinha água apenas no piso nesta manhã.
Nos últimos dois dias ele preferiu ficar em frente à residência para monitorar a situação, dormindo dentro do carro, um Fiat Stilo. Ele precisou pagar R$ 4 para usar um banheiro e tomar banho.
— Eu comprava as coisas no mercado e comia dentro do carro e quando dava vontade eu ia para a rodoviária de São Leopoldo para ir ao banheiro, tomava banho, me higienizava, e voltava pra cá — conta.
Terezinha Costa já retornou. A residência dela não chegou a ser atingida, mas, por precaução, ela preferiu deixar o local e ficar na casa de uma pessoa próxima.
— Me sinto feliz (de retornar). Morar na casa dos outros não é bom. A gente tem que morar na casa da gente, né? — comenta.
Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos baixou cerca de 40 centímetros em 24 horas. Segundo a prefeitura, 31 pessoas seguem desabrigadas no bairro Canudos, o mais afetado. Desde o início das enchentes, 750 pessoas deixaram suas casas e foram para casas de parentes A prefeitura ainda não divulgou um número atualizado de moradores nesta situação.