Trabalhadores da prefeitura de Porto Alegre reabriram duas comportas do sistema de contenção de enchentes da Capital neste domingo (1º), com a queda do nível do Guaíba. O processo de retirada dos sacos de areia e a abertura começa no portão 11, localizado junto à Avenida Voluntários da Pátria, na esquina com a Avenida São Pedro.
Será necessário o uso de retroescavadeira para esse trabalho. Em seguida, as equipes seguem para o portão 6, situado próximo ao Mercado Público e que dá acesso ao Catamarã. Está comporta é menor, e demandará apenas abertura manual.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, o movimento é possível pois o vento, embora continue a soprar da direção sul, de modo a represar a água em Porto Alegre, vem perdendo intensidade, o que faz com que o nível da água caia levemente.
O nível do Guaíba nesta tarde está em 2,70 metros, menor do que os 2,74 metros registrados às 7h30min e do que os 2,84 metros registrados no final da tarde de sábado (30). Também foi possível optar pela abertura dos dois portões, observa o diretor, pois além do Dmae, haverá apoio de efetivo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), necessário pois as equipes são menores no final de semana. Isso daria respaldo, também, para voltar a fechar portões com agilidade se for necessário.
— Conseguimos o apoio das equipes do DMLU e combinamos com o prefeito que a gente quer agir com responsabilidade, mas fazer o máximo pra não parar a cidade. Então abriremos a comporta de número 6, que é uma comporta de pedestres e dá acesso ao Catamarã e a 11, que é um local importante pois funciona como e acesso de pedestres ao pessoal que desce do trem e vai trabalhar no porto, facilitando que não tenham que fazer uma volta tão grande para acessar — afirma.
Segundo Maurício, apesar a abertura do portão 6, o Catamarã deve anunciar a retomada das operações no ponto junto ao Cais somente na segunda-feira (2) de manhã. Hoje, a operação deve seguir concentrada somente no Pontal.
Desalojados em Porto Alegre
Na tarde deste domingo, 76 pessoas estavam no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). No abrigo da Paróquia da Ilha da Pintada, outras 106 pessoas. Há espaços de retaguarda caso precise acolher mais pessoas atingidas pelas águas do Lago Guaíba.
O sistema de comportas
São 14 as comportas que compõem o sistema de proteção contra enchentes de Porto Alegre. Dessas, seis ficam sempre fechadas, e sete estão reabertas após terem sido cerradas na semana passada. Ainda falta reabrir a comporta 4, localizada na Avenida Sepúlveda. A prefeitura pretende fazer isso na segunda-feira (2), se o nível da água continuar a baixar ou permanecer estável.