A prefeitura de Guaíba, na Região Metropolitana, iniciou na manhã deste sábado (30) uma mobilização para a limpeza de ruas e casas em três localidades do município: Praia da Alegria, Florida e Alvorada. Ao mesmo tempo, o nível do Guaíba na cidade voltou a subir em função do vento Sul que atua na região. De acordo com a última medição realizada pela prefeitura, o nível está em 2m60cm. Na sexta-feira (29), o nível estava em 2m48cm.
A ação iniciou às 8h da manhã e segue até o fim da tarde. Uma equipe de aproximadamente 100 pessoas está atuando com 10 caminhões, patrolas e sete retroescavadeiras para recolher entulhos, galhos e árvores que chegaram às margens, vindo de outras localidades. De acordo com a assessoria da prefeitura, mais de 25 caçambas de entulho foram recolhidas.
— Juntamos várias equipes de diferentes secretarias da prefeitura para realizar essa limpeza. Tem uma área que não conseguimos chegar, pois a água voltou a atingir as ruas. A beira da praia continua interditada — explicou o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.
Desabrigados e desalojados
A atualização mais recente da prefeitura aponta para 21 pessoas desabrigadas. São 13 adultos e oito crianças, que estão no salão paroquial da cidade.
Além disso, há 183 famílias desalojadas. Ao todo, desde o início da chuva, a prefeitura contabiliza 697 pessoas atingidas.