O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo anunciou na tarde desta quinta-feira (14) três medidas que serão tomadas após os problemas causados pelas chuvas na Capital. A divulgação foi feita à imprensa no Centro Integrado de Comando (Ceic). Entre elas, a decretação da situação de emergência por conta dos alagamentos. Conforme Melo, a oficialização vai facilitar compras necessárias para enfrentar os alagamentos e permitir que a cidade "volte ao normal".
Outra medida anunciada, a Prefeitura fará um levantamento detalhado das famílias que perderam tudo ao ter os imóveis invadidos pela água, para que a administração municipal possa ajudá-las a repor os itens que precisam. A terceira medida anunciada pelo prefeito Melo será a criação de uma diferenciação do bônus-moradia para estas situações. A intenção é reduzir o tempo de espera para que as famílias que moram em zonas de risco possam receber o novo imóvel através do programa.
— Hoje um bônus-moradia, que é uma compra assistida, leva três ou quatro meses até a entrega da casa para o cidadão. Vamos encurtar este caminho para aquelas pessoas que estão morando em lugares gravíssimos. A gente quer desburocratizar, para que as pessoas aceitem essa compra assistida e saiam destes locais — explica.
O prefeito afirmou que o nível Guaíba baixou e a expectativa é de que a situação melhore com a mudança do vento para direção norte nas próximas horas. Conforme a Defesa Civil de Porto Alegre, a medição mais recente no Cais Mauá apontava na tarde desta quinta-feira (14) 2m62cm, oito centímetros a menos do que a medição anterior. Melo também afirmou que as comportas do Cais Mauá foram checadas e estão prontas para utilização em caso de inundação do Guaíba. No entanto, afirma que este cenário só ocorreria com o nível do rio próximo aos 2m90cm.