Arrastada há mais de uma década, a ampliação da Avenida Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre, está prestes a ser concluída. Nesta quinta-feira (10), o prefeito Sebastião Melo vistoriou a obra e prometeu a liberação do trânsito de veículos em até 30 dias. Depois, serão concluídas as etapas finais de pintura e sinalização.
— Estou dando 30 dias para abrir o trânsito. Não vai estar pintado, porque antes vem a pintura provisória e depois a definitiva — disse Melo, que estava acompanhado de assessores, secretários e vereadores.
Diretor da construtora Procon, responsável pela obra, o engenheiro Marcos Pinheiro confirmou a estimativa e disse que o prazo será descumprido somente em caso de intempéries.
—Estamos terminando a chegada na ponte (sobre o Arroio Areia) e o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) está fazendo toda a limpeza do lixo que estava acumulado. Na semana que vem, a ideia é iniciar a pavimentação da segunda camada de asfalto e partir para a conclusão da obra — explicou Pinheiro.
A extensão da Severo Dullius faz parte do conjunto de obras previstas para a Copa do Mundo de 2014. O contrato da obra foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. Interrompida em 2016 após uma série de entraves, foi retomada somente em 2020, depois que o Ministério do Desenvolvimento Regional ameaçou cancelar o contrato.
O prolongamento da avenida em 1,9 quilômetro oferecerá uma alternativa para se deslocar entre a Avenida Sertório e as BRs-116 ou 290 (freeway), sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho.
Durante a vistoria, Melo prometeu fazer um churrasco em agradecimento aos trabalhadores e funcionários da prefeitura que contribuíram para o andamento da extensão da via, mas descartou um ato oficial de inauguração:
— Eu não vou vir aqui cortar fita, isso é da velha política. A obra é da população de Porto Alegre.
Em abril, a prefeitura já havia liberado o trânsito no trecho de 750 metros entre as ruas Dona Alzira e Sérgio Dietrich (veja no mapa abaixo), restando pouco mais de 1,1 quilômetro para a conclusão.