A neblina registrada na manhã desta quarta-feira (30) em Porto Alegre causou transtornos no Aeroporto Salgado Filho. Segundo a Fraport, empresa que administra o terminal, o aeroporto começou a operar por instrumentos às 5h54min. A visibilidade ficou abaixo dos parâmetros mínimos para pousos e decolagens das 6h05min às 8h40min. Conforme o colunista Jocimar Farina, quando a Fraport informa tal condição significa que o aeroporto não tem condições de ter pousos e decolagens. Ou seja, o aeroporto fica fechado.
Por conta disso, cinco voos foram cancelados, sendo duas chegadas e três partidas. Além disso, segundo a Fraport, 10 voos de partidas atrasaram e seis voos previstos para pousar na capital gaúcha tiveram que mudar a rota para outros aeroportos.
O Salgado Filho voltou a operar normalmente após As 11h. O período sem atividade ainda pode causar alterações nos horários previstos para o início da tarde.
Como funcionam os CATs
O sistema funciona por frequência de rádio e auxilia o piloto a centralizar a aeronave em relação à pista. Quando a cerração é fraca o ILS CAT I pode ser usado. Ele auxilia o piloto a chegar a 60 metros de altura quando este tem uma visibilidade de 800 metros. Se a visibilidade é menor, entra em ação o ILS CAT II, que opera em circunstâncias piores: quando o avião está a 30 metros do solo com apenas 300 metros de visibilidade à frente.