Está aberta a temporada da cerração em Porto Alegre. Nada que já não se conheça da realidade dos porto-alegrenses durante o outono.
Por dois dias seguidos, entre quarta (17) e quinta-feira (18), o aeroporto Salgado Filho enfrentou alterações nas suas operações por causa da densa neblina. Aviões precisaram arremeter quando se aproximavam da pista.
Rapidamente, a Fraport se apressa em dizer que o aeroporto não fecha. Destaca que a torre de controle faz os alertas sobre as condições de visibilidade. A decisão de pousar, ou não, é do piloto, de acordo com seu treinamento e características da aeronave.
Vem daí a expressão que o aeroporto operando "abaixo das condições mínimas favoráveis". Isso significa que ele não tem condições de ter pousos e decolagens. Então, na prática, o aeroporto fecha sim.
E o problema não é do novo equipamento instalado no aeroporto. Ele está em funcionamento. Chamado de ILS, categoria II - do inglês Instrument Landing System -, o equipamento se comunica com os aviões e permite operação mesmo em condições adversas.
Porém, quando uma cerração muito densa atinge a região, nem mesmo este sistema é suficiente. Somente o ILS-CAT III poderia possibilitar pousos e decolagens em condições mais adversas. Somente o Aeroporto de Garulhos, em São Paulo, tem esse equipamento em funcionamento no Brasil.
Sua instalação é bastante onerosa e não está previsto ser instalado dentro do contrato de concessão assinado com a Fraport. Além disso, é preciso que as companhias aéreas façam também a sua parte. Os aviões precisam ter o mesmo sistema, as tripulações têm que estar treinadas. E isso é fato raro, pois demanda custo às companhias aéreas.
Como funcionam os CATs:
O sistema funciona por frequência de rádio e auxilia o piloto a centralizar a aeronave em relação à pista. Quando a cerração é fraca o ILS CAT I pode ser usado. Ele auxilia o piloto a chegar a 60 metros de altura quando este tem uma visibilidade de 800 metros. Se a visibilidade é menor, entra em ação o ILS CAT II, que opera em circunstâncias piores: quando o avião está a 30 metros do solo com apenas 400 metros de visibilidade à frente.