O Parque Marinha do Brasil, objeto de parceria público-privada a ser firmada pela prefeitura de Porto Alegre nos próximos meses, recebe desde o começo de julho as obras de uma ciclovia e de uma calçada com paisagismo, instaladas entre as quadras esportivas antigas e a sede operacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O trecho atualmente é um caminho de chão batido que liga a Avenida Borges de Medeiros à orla do Guaíba.
As melhorias são um investimento do Shopping Praia de Belas em contrapartida pela última ampliação feita. A ideia é que pedestres e ciclistas que vêm da Rua Cecília Meireles, no bairro Praia de Belas, se desloquem sobre um pavimento melhor do que o chão de terra no parque. A estrutura deve ficar pronta em outubro, de acordo com projeções do Grupo Iguatemi, gestora do Praia de Belas.
— Já existia um caminho intuitivo que as pessoas usavam ali, sem interação, sem iluminação, sem estrutura, por cima de grama e cascalho. Nossa ideia foi transformá-lo em um equipamento essencial para que o bairro pudesse fazer essa travessia com mais conforto e aproveitar melhor a magnífica orla do Guaíba — comentou o diretor de negócios do Grupo Iguatemi para a Região Sul, Marcelo Borba.
A construtora contratada pelo Iguatemi para executar o trabalho no Marinha é a Infraterra Urbanização. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS), a empresa teria feito um investimento maior do que o exigido por lei pela compensação financeira.
Concessão
Tal processo não tem nenhuma relação com as melhorias previstas no plano de concessão oferecido pela prefeitura a investidores interessados em assumir o Parque Marinha do Brasil e o Trecho 3 da orla do Guaíba. Este plano, publicado no Diário Oficial da cidade, estabelece que o vencedor da licitação ficará responsável, por 30 anos, pelas duas áreas. Ambas atrações seguirão 100% públicas, sem cercamento e com funcionamento 24 horas.
O investimento nesse prazo deve ser de R$ 32 milhões, abrangendo pontos como a revitalização do complexo esportivo do Marinha (pista de patinação, quadras poliesportivas de volêi de areia, de tênis e campo de futebol), oferta de banheiros públicos de qualidade e ampliação de segurança e vigilância dos espaços.