O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu mais de 5,6 mil pedidos de revisão de valores da conta de água em um período de 45 dias, em Porto Alegre. Conforme dados do setor, em todo o mês de maio, foram 2.670 reclamações. Já de 1º a 14 de junho, foram 2.931.
Há mais de um problema para explicar a diferença nas faturas, um envolvendo troca de sistema (já resolvido, segundo o Dmae) e outro de erro de leitura, que é o caso mais recente e envolve uma empresa terceirizada.
Na última sexta-feira (7), representantes do departamento e da empresa FIMM se reuniram para tratar da continuidade, ou não, do vínculo entre as partes. A prefeitura de Porto Alegre chegou a solicitar a rescisão de contrato na terça-feira passada (4) ao notificar a empresa pela quarta vez em função de irregularidades na prestação do serviço.
No entanto, a terceirizada apresentou um recurso através de um Plano de Trabalho que traz uma projeção de melhorias na área de contratação de pessoal, monitoramento de equipes de campo e equipamentos. O documento será formalizado até esta terça-feira (11), segundo a empresa. Tendo a resposta, o Dmae afirma que a proposta será analisada ainda nessa semana.
Em nota, a FIMM afirmou que está aguardando a definição da prefeitura e reforçou o comprometimento na execução de um serviço de excelência à população de Porto Alegre. Se não houver aceitação e o Dmae optar pela rescisão do contrato, será acionada a empresa que ficou em segundo lugar no processo no qual a FIMM foi contratada.
Enquanto isso, o Dmae garante que vai fazer o cálculo das contas considerando a média de consumo correto dos últimos meses para os usuários que tiveram erro de leitura. O consumo será verificado com a média do ramal e, se estiver mais de 30% acima, serão emitidas as contas com base na média anterior.
Quem perceber um possível erro pode ainda solicitar a revisão da conta pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br, incluindo o número do imóvel e informando os quatro últimos números pretos que constam no hidrômetro, por escrito ou por foto. O prazo para correção da fatura e o retorno da mensagem leva de sete a 10 dias úteis.
O que diz a empresa
"Conforme informado pelo DMAE, na sexta-feira, dia 07/07/2023, as partes se reuniram e a FIMM BRASIL LTDA., apresentou um Plano de Ação, com metas e objetivos visando a melhoria da execução contratual e as medidas necessárias para tanto. No entanto, considerando que o processo está em fase recursal, bem como que toda a documentação encaminhada ainda será analisada pelo Departamento, não é possível tecer maiores comentários sobre o assunto, a não ser aguardar e reforçar o comprometimento desta empresa com o DMAE no cumprimento de sua missão institucional, garantindo a execução de um serviço de excelência à população de Porto Alegre".
Problema anterior
Os 5,6 mil pedidos de revisão contabilizados também englobam um problema anterior que, segundo o Dmae, já foi solucionado. Em junho, usuários do serviço afirmavam que os valores estavam sendo emitidos mais altos do que o habitual. No final de maio, um erro no sistema deixou 6.225 faturas mais caras e consumidores estavam com dificuldades com a emissão da segunda via. Conforme o Dmae, essas faturas já foram corrigidas.
Locais de atendimento presencial do Dmae
Posto de atendimento Centro
- Endereço: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min
Posto de atendimento Zona Leste
- Endereço: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
Posto de atendimento Zona Norte
- Endereço: Avenida Assis Brasil, 2611, no Tudo Fácil do Shopping Bourbon Wallig, Cristo Redentor
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h
Canais digitais
Por telefone, o atendimento é feito pelo 156, opção 2, ou pelo WhatsApp (51) 99332-8170. Há, ainda, o aplicativo #EUFAÇOPOA
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br