Em clima de festa, o encerramento da segunda edição do South Summit Brazil consagrou, nesta sexta-feira (31), as cinco grandes vencedoras da competição de startups. As iniciativas vitoriosas disputaram a premiação com outras 50 empresas de inovação ao longo do evento, em batalhas divididas entre as categorias Industry 5.0, Sustainability & ESG, Enterprise, Health e Fintech.
Entre as cinco premiadas, a campeã das campeãs (Winner) foi a startup espanhola Airway Shield, da área da saúde, que apresentou uma proposta para tornar mais segura a intubação de pacientes.
Outro destaque da premiação foi a empresa gaúcha Trashin, de Porto Alegre, vencedora da categoria time (Team). A startup com sede no bairro Moinhos de Vento fornece um serviço focado na coleta seletiva, com ressignificação de resíduos específicos.
— O evento se consolida cada vez mais como um marco, a largada do ano em inovação. Pena que não ganhou uma (startup) gaúcha, mas tivemos uma gaúcha entre as premiadas, que é um orgulho do ecossistema — avalia o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, que foi jurado em algumas etapas da competição.
As outras três vencedoras foram:
- a mexicana Bankuish, na categoria inovação (Innovative), com uma proposta para inclusão financeira de trabalhadores temporários;
- a paulista Alana AI, na categoria escalável (Scalable), que significa que a empresa tem potencial para crescer rapidamente com o seu modelo de atendimento aos clientes por meio de inteligência articial;
- e a startup Incentiv, de Florianópolis, que venceu a categoria sustentável (Sustainable) com uma plataforma que conecta o ecossistema de leis de incentivo fiscal com o intuito de oferecer produtos e serviços para patrocinadores, incentivadores e proponentes interessados de toda a sociedade.
Competição teve mais de 2 mil inscrições
Mais de 2 mil startups se inscreveram para a competição no South Summit deste ano – aumento de 100% em relação à primeira edição do evento, em 2022. Destas, somente 50 empresas foram classificadas para participar do evento com apresentações individuais de três minutos, divididas por área de atuação.
A grande final ocorreu na quinta-feira (31), quando as 10 startups mais bem avaliadas apresentaram as suas propostas diante de uma bancada de jurados formada por investidores e gestores de inovação (ligados a governos).
O reconhecimento das vencedoras não tem premiação em dinheiro, mas garante espaço e visibilidade para "vender" as propostas para investidores.
— Elas (as startups vencedoras) ganham uma luz. Ao receber esse selo de qualidade, elas despertam muito interesse. Todas as 50 (startups que participaram do Sourth Summit) vão ser examinadas e com certeza já devem estar conversando (com investidores) — explica o secretário Luiz Carlos Pinto.
Veja a lista das campeãs
- Grande vencedora
Airway Shield (Espanha) — conta com plataforma voltada para soluções em tecnologia voltadas para a área da medicina e oferece tecnologia para tornar mais segura a intubação de pacientes.
- Mais inovadora
Bankuish (México) — usa a tecnologia para aumentar a inclusão no sistema financeiro e no acesso ao crédito.
- Melhor time
Trashin (Porto Alegre) — focada na gestão de resíduos para empresas, oferece serviço focado em coleta seletiva, gestão inteligente de resíduos, logística reversa e treinamentos para processos na área, entre outros.
- Mais escalável
Alana IA (São Paulo) — ferramenta de inteligência artificial criada para melhorar o relacionamento com clientes. Com ela, é possível interagir, engajar e responder aos consumidores de maneira automática, personalizada e humanizada por meio de todos os canais digitais.
- Mais sustentável
Incentiv Track Winners (Santa Catarina) — o negócio aposta em uma plataforma que busca facilitar pontos envolvendo incentivo fiscal, conexão social para marketplaces e assessoria para investimentos.