Em meio às atividades do South Summit, o governador Eduardo Leite lançou, na tarde desta sexta-feira (31), o programa Acesso RS, no Palco RS Innovation. A iniciativa pretende ofertar cursos que entreguem bases tecnológicas e introdutórias às carreiras em tecnologia da informação e comunicação. A ação será administrada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com as pastas da Educação e de Inovação, Ciência e Tecnologia.
— A inovação não é algo que interessa apenas a um grupo. Toda a sociedade ganha com o desenvolvimento tecnológico. É muito importante que mais pessoas tenham acesso e estejam inseridas nos processos produtivos atuais — discursou Leite, aos presentes na cerimônia.
Em seguida, em entrevista, o governador afirmou que a proposta busca ampliar o letramento digital, que significa ter mais pessoas em idade produtiva capacitadas para as funções relacionadas aos novos sistemas de trabalho.
— O Rio Grande do Sul perdeu seu bônus demográfico. É preciso capacitar as pessoas para que façam parte da economia decorrente da inovação, para que estejam trabalhando, produzindo e gerando a riqueza que o Estado precisa — apontou Leite.
O programa
O Acesso RS vai disponibilizar 2 mil vagas para cursos de programação voltados aos diferentes públicos que os departamentos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos abrange.
Na ação, a Secretaria de Educação vai ofertar espaços em escolas públicas, principalmente por meio da utilização dos Núcleos de Inovação do Trabalho, que contam com professores que podem servir como mentores no processo de suporte aos cursos.