A importância de diversificar investimentos para garantir a sustentibilidade dos negócios foi debatida por empresários em evento no South Summit Brazil, nesta sexta-feira (31), em Porto Alegre. Planejamento, sinergia e conhecimento pleno dos desafios de cada empreendimento estão entre os pontos-chaves citados pelos debatedores nesse processo.
Mauricio Sirotsky Neto, membro da terceira geração da família Sirotsky e do Conselho de Representantes da RBS e sócio-fundador da RBS Ventures, o CEO da Globo Ventures, Roberto Marinho Neto, e Talita Lacerda, CEO da Petlove, participaram do painel "Diversifying: Media Organizations Investing in Innovative Companies". O debate foi mediado pela editora Maria Luíza Filgueiras, do Pipeline, site de negócios do Valor, e ocorreu no Growth Stage.
O CEO da Globo Ventures relembrou o início da empresa, que surgiu a partir de uma necessidade de buscar novos investimentos diante de um quadro de disruptura na indústria de mídia. Sobre a atuação na área de media for equity, modelo no qual empresas investem em negócios a partir da mídia, além de recursos financeiros, Marinho Neto ressaltou a relevância da união de esforços e do compartilhamento de informações. Usando a parceria com a Petlove como exemplo, Marinho afirmou que é importante entender os desafios da empresa para definir qual a melhor maneira de ajudar a alavancar o negócio, ressaltando que a Globo Ventures, enquanto fundo de investimento, oferece mais do que somente mídia.
Informações sobre o tamanho do negócio, público alvo e a projeção para a expansão no futuro são pontos importantes para utilizar o cardápio de uma empresa de venture com maior eficiência. Nesse sentido, o executivo reforçou a importância da sinergia nesse processo:
— O legal quando a gente faz um business desse é que viramos sócios. A gente não faz só uma campanha. Está ali o tempo todo.
Mauricio Sirotsky Neto destacou que a RBS Ventures — lançada no ano passado para atuar no desenvolvimento de novos negócios e para agregar valor a marcas já existentes — conta com um diferencial de mercado, que é o alcance no Rio Grande do Sul e o conhecimento sobre os hábitos da população gaúcha. O executivo afirmou que essa base reforça o potencial para novos negócios de acordo com a necessidade de cada parceiro:
— Nós da RBS somos profundos conhecedores da comunidade gaúcha. Temos 12 milhões de pessoas aqui no Rio Grande do Sul e nós como RBS temos a capacidade de nos comunicar e de conhecer esses 12 milhões de gaúchos. Então, por que não aproveitar essa nossa capacidade para gerar novos negócios e participar de novas iniciativas?
Sirotsky Neto ponderou que a indústria de mídia vem sendo desafiada há muito tempo, portanto, grandes grupos precisam diversificar sua atuação e fomentar o uso de novas tecnologias nesse processo de inovação.
Talita Lacerda, CEO da Petlove, destacou a parceria com a Globo Ventures, união que, segundo a empresária, nasceu da necessidade de expandir o negócio, com foco em atingir outros clientes e parceiros por meio de uma marca forte diante de um teto de crescimento limitado:
— A gente não sabia operar mídia de massa. A gente se sentia muito inseguro por, por exemplo, colocar dinheiro na TV. Então, eles vinham com toda essa expertise para nos ajudar a operar.
O sócio-fundador da RBS Ventures afirmou que a companhia atua em três perspectivas: parceria com negócios que têm relação com empresas de mídia, investimento financeiro e o próprio media for equity para impulsionar negócios.
Nesse sentido, a RBS Ventures se encaixa com facilidade em diversas frentes. Sirotsky Neto afirmou que a empresa é muito criteriosa na hora de alocação de capital:
— A gente dá mídia de verdade. Ao invés de vender, estamos literalmente investindo essa mídia em um parceiro que a gente tem convicção que vai alavancar.
Os três debatedores destacaram a importância de criar uma relação de parceria e sinergia com os empreendedores. Esse ambiente permite avanço mais fluido na busca por expansão. A CEO da Petlove disse que essa relação é duradoura, ao estilo de um casamento.