Criado em 2019, o Pacto Alegre tem novos nomes e recursos para seguir reunindo forças públicas e privadas em busca de soluções para a capital gaúcha. Em reunião aberta nesta sexta-feira (31), último dia do South Summit 2023, os novos patrocinadores e conselheiros da iniciativa foram anunciados oficialmente pelos coordenadores Luiz Carlos Pinto, secretário municipal de Inovação de Porto Alegre, e o professor do Tecnopuc especialista em inovação Jorge Audy.
O novo momento foi celebrado com uma reafirmação dos propósitos centrais do Pacto Alegre. Os pilares de educação, desenvolvimento econômico e ambiente favorável a negócios inovadores pretendem transformar a Capital em uma cidade alinhada aos novos parâmetros sociais e culturais do século 21.
— Passamos a falar menos de tecnologia e começamos a falar mais de educação e inovação, para incluir mais a sociedade — disse Audy, mencionando uma adaptação do discurso ao longo do desenvolvimento dos projetos.
Além do Badesul e Sicredi, parceiros desde a criação, o Banrisul e o Sebrae passam a integrar oficialmente o grupo de apoiadores econômicos do Pacto.
— Tivemos até mudanças no Executivo municipal em 2020, e a prefeitura seguiu nos apoiando. Estes patrocinadores já são nossos parceiros desde o começo e agora entram de vez no projeto — celebrou Audy.
A nova composição do Conselho Consultivo do Pacto Alegre tem vigência entre abril de 2023 a dezembro de 2025. Ele é composto pelo superintendente do Sebrae-RS, Andre Godoy; a CEO da Elefante Letrado, Monica Timm; o diretor-presidente do Sicredi, Cesar Bochi; o economista Aod Cunha; publisher e membro do Conselho da RBS, Nelson Sirotsky; o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho; a presidente do Badesul, Jeanette Lontra; e a presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Suzana Velinho.
O Grupo RBS foi representado no evento pelo CEO, Claudio Toigo. Em sua fala, ele enalteceu o comprometimento com a educação e a inclusão social que marca a parceria desde a fundação do Pacto Alegre.
— Estamos cumprindo nosso propósito. É muito bom trabalhar em uma companhia que exerce isso todos os dias. Nosso posicionamento com o Pacto e outras iniciativas da cidade é sermos uma arena segura para a inovação e para o debate da sociedade, para as questões necessárias ao desenvolvimento econômico e da educação no Estado, questões tão caras a todos que estão aqui — disse Toigo.
O Pacto Alegre tem três projetos principais em curso, além de outros 10 em planejamento. Um dos primeiros a serem celebrados, a escolha da marca oficial de Porto Alegre, teve lei sancionada durante anúncio desta sexta, com presença do prefeito Sebastião Melo. Para expandir o uso e consolidar o desenho, serão instalados cenários "instagramáveis" em pontos turísticos da cidade.
— É uma construção coletiva que cada vez mais ganha força, e as ruas da cidade em breve — disse Daniela Lompa, designer e uma das líderes do Pacto Alegre.