As 10 classificadas para a grande final da competição de startups disputaram a batalha decisiva na noite dessa quinta-feira (30) no South Summit 2023. Os finalistas foram selecionados a partir de um grupo de 50 startups e tiveram três minutos cada para apresentar aos jurados as suas propostas de negócios.
As cinco iniciativas vencedoras nas categorias Industry 5.0, Sustainability & ESG, Enterprise, Health e Fintech serão anunciadas nesta sexta-feira (31), no último dia do evento no Cais Mauá, às 17h.
Primeira a subir ao palco do Arena Stage, a empresa Automni mostrou um modelo de transformação de processos manuais em tarefas robotizadas. A startup brasileira afirma que o serviço aumenta a produtividade, a segurança e a integração dos processos desenvolvidos pelas companhias.
Depois, a paulista Freto apresentou uma proposta para conectar cargas e caminhoneiros por meio de uma plataforma digital. A empresa alega que embarcadores perdem muito tempo até encontrar o transportador ideal, e argumenta que o serviço oferecido tem o propósito de simplificar a logística rodoviária.
Em seguida, a gaúcha DigiFarmz exibiu uma plataforma digital que combina dados para apresentar recomendações inteligentes em tempo real para auxiliar produtores rurais, agrônomos e consultores. A ideia é de que os dados organizados pela startup possam ajudar os clientes a tomar decisões com parâmetros bem definidos.
Já a Alana AI expôs um modelo de atendimento aos clientes das empresas por meio da inteligência articial. A startup se propõe a responder, interagir e resolver problemas apresentados por clientes, de forma automatizada e humanizada.
A alemã Sastrify mostrou a plataforma SaaS (software as a service), que tem o objetivo de ajudar as empresas a gerenciar, comprar e renovar softwares com mais rapidez e menor custo. A startup se propõe a simplificar e centralizar informações para que os clientes economizem em gastos com software e nuvem.
Sexta a subir ao palco, a Airway Shield apresentou uma plataforma voltada para soluções na área de medicina. A startup afirma que oferece tecnologia para tornar mais segura a intubação de pacientes.
Também da área da saúde, a chilena Eniax explanou sobre um serviço de inteligência que tem o propósito de tornar mais eficiente a agenda médica. A empresa afirma que, por meio de seu sistema, consegue reduzir em mais de 50% o número de pacientes ausentes em consultórios.
Startup de Porto Alegre, a Trashin apresentou um serviço focado na coleta seletiva, gestão inteligente de resíduos e treinamentos para processos na área. A iniciativa inovadora atua na coleta e destinação de todos os tipos de resíduos e ressignificação de resíduos específicos.
A mexicana Bankuish exibiu uma ferramenta para facilitar a inclusão financeira entre os trabalhadores temporários. A proposta é transformar o histórico de trabalho de trabalhadores de plataformas como Uber e Rappi em um score de crédito, que seria aceito por instituições bancárias.
Por último, a Incentiv.me expôs uma plataforma que conecta o ecossistema de leis de incentivo fiscal com o intuito de oferecer produtos e serviços para patrocinadores, incentivadores e proponentes interessados de toda a sociedade. A startup diz que tem como objetivo principal o impacto social.