O último dia de South Summit 2023 começou com neblina cobrindo o Guaíba, temperatura amena e tranquilidade na bilheteria. Visitantes não encontram fila para renovar o credenciamento ou até mesmo retirar o primeiro ingresso para acessar o evento. A programação desta sexta-feira (31) começou às 9h e vai até as 17h, quando acontece o encerramento oficial.
Os estudantes de desenvolvimento de sistemas Matheus Monteiro, 23 anos, e de design de games eletrônicos, Gabriela Vanzella, 19, chegaram nos primeiros minutos de portões abertos para aproveitar ao máximo o único dia de evento a que terão acesso. Eles são embaixadores do Instituto Caldeira, onde foram alunos da primeira turma do Geração Caldeira, entre outubro e dezembro. As palestras e o ambiente que encontram no cais é um complemento à formação que tiveram no hub de inovação e tecnologia que reúne dezenas de empresas no 4º Distrito.
— Tivemos encontros com CEOs, fundadores de empresas e líderes do mercado. Nos testou e deu experiência profissional — conta Gabriela.
— O curso nos proporcionou networking e autoconhecimento. Tivemos aulas sobre comunicação e desenvolvimento pessoal. E no fim conseguimos nosso primeiro emprego na área — complementa Monteiro.
Eles vieram com uma turma do Caldeira para conhecer o espaço do hub e aproveitar palestras relacionadas a tecnologia.
Do lado de dentro, Márcia Aguirre, 49, caminha à margem do Guaíba carregando uma caixa térmica no braço direito e um pacote com guardanapos descartáveis na mão esquerda. Um fone pendurado no ouvido e ligado a um rádio comunicador na cintura está mudo para não atrapalhar a aproximação dela aos colegas de empresa.
— Queres um pão de queijo quentinho? — oferece.
Ela e outros 200 funcionários de 10 empresas proporcionaram alimentação e bebida dentro do South Summit nos três dias de evento. Cafés quentes e águas geladas foram reabastecidos por Márcia e seus colegas. Neste começo de manhã de sexta (31), cerca de meia hora antes de o evento começar, ela fez uma pequena festa com os colegas que preparavam cachorros-quentes para serem servidos ao longo do dia.
— Este rapaz agora quer me ocupar conversando, eu preciso entregar os pães ainda quentinhos, falem com ele — brincou, tentando se livrar do repórter.