A prefeitura de Porto Alegre recebeu nova proposta para exploração, instalação, manutenção e operação do serviço de compartilhamento de bicicletas na cidade. O pedido de credenciamento do Consórcio Mobilidade Compartilhada, formado pelo Grupo Imobi, E-Moving e Bike Fácil, está em fase de análise pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu). Em caso de aprovação, a medida ampliará em mais 220 bicicletas compartilhadas com estações fixas e ultrapassará a marca de 1,2 mil bikes ofertadas na Capital.
— Incentivar o uso da bicicleta, sobretudo em conexão com o transporte coletivo, é uma das nossas prioridades. Criamos um modelo que propicia a ampliação da oferta em novas áreas de atendimento e a modernização do sistema, com equipamentos diferenciados, como as bicicletas para as crianças — destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
— Com essa nova proposta poderemos ter mais 180 bicicletas tamanho adulto e 40 bikes infantis, distribuídas em 40 novas estações. Vamos verificar a localização e a proposta das estações de compartilhamento, pontos importantes para a entrega de um serviço de qualidade — completa o coordenador de Planejamento da Smmu, João Paulo Cardoso Joaquim.
Chamamento público
Novos interessados em oferecer serviços de mobilidade ativa podem fazer contato com as equipes técnicas para tirar dúvidas pelo e-mail smmu@portoalegre.rs.gov.br.
O credenciamento segue disponível para quem quiser ofertar o serviço. A documentação pode ser encaminhada para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), pelo e-mail: licitacoes@portoalegre.rs.gov.br. O edital pode ser consultado na parte de credenciamentos do site da prefeitura.