A fachada do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre foi iluminada nesta sexta-feira (24) com as cores da bandeira ucraniana. As luzes são uma manifestação de solidariedade ao povo ucraniano, na data que marca um ano do início da invasão do país pelas tropas da Rússia.
Em nota, o consulado destaca que “os Estados Unidos têm contribuído com quantidades recordes de assistência emergencial e reunindo países e organizações internacionais para coordenar ações e garantir recursos”.
O texto diz ainda que “Os Estados Unidos, seus aliados e parceiros, continuarão a garantir que a Ucrânia tenha o que precisa para defender seu povo e seu território contra a agressão da Rússia – pelo tempo que for necessário”.
O consulado também parabeniza o governo brasileiro e os brasileiros por acolherem os refugiados da guerra “e por ajudá-los a se integrar às comunidades onde estão sendo abrigados”.
Sobre a invasão russa
O conflito na Ucrânia começou em 24 de fevereiro do ano passado, quando o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a operação militar de invasão ao país vizinho.
Inicialmente, a expectativa era de que os ataques ficassem restritos às duas regiões reconhecidas por Putin como independentes: Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia. Mas os ataques se espalharam por diversas regiões do País e o enfrentamento com os ucranianos segue até hoje, sem previsão de término.