A balsa responsável pela limpeza do lixo acumulado no Rio Gravataí foi posicionada dentro da água na altura da Avenida Nilo Peçanha, em Cachoeirinha, no final da tarde dessa sexta-feira (17). O equipamento começou o trabalho de abrir caminho entre a vegetação para alcançar os dejetos flutuantes a serem retirados da água. Uma retroescavadeira está sendo usada para mover as plantas aquáticas.
A prefeitura de Cachoeirinha afirma que a operação seguirá ao longo de todo o feriadão de Carnaval. Além da vegetação menor, que serviu como barreira para conter o lixo flutuante nos últimos dias, foram encontradas árvores caídas no fundo do rio, de acordo com o executivo municipal, o que pode tornar o processo mais demorado pelas dificuldades de navegação naquele trecho do rio.
Os próximos dias são considerados fundamentais para o sucesso da operação, pois há a chance de a correnteza das águas aumentar de intensidade. À medida que os afluentes no Litoral Norte tiverem mais vazão em razão das chuvas dos últimos dias, há também o risco do volume no leito do Rio Gravataí subir. Isso dificultaria a coleta dos materiais, que tendem a se espalhar com a água mais agitada.