Prometida pela empresa contratada pela prefeitura de Cachoeirinha para remover a ilha de lixo do Rio Gravataí, a instalação de uma balsa e nova contenção para os detritos não foi realizada nesta sexta-feira (17). Somente após a colocação desse equipamento é que será iniciada a remoção dos resíduos que cobrem trecho do manancial. Ainda não há uma data exata para início da operação
De acordo com a prefeitura, o trabalho atrasou devido a demora no transporte de uma balsa, que precisou navegar cuidando dos bancos de areia no rio. Esta embarcação auxiliará na instalação de novos equipamentos de contenção do lixo acumulado, após uma barreira colocada anteriormente ter se rompido na madrugada de quarta-feira (15) com as chuvas que atingiram a região.
Após as chuvas de quarta (15) e madrugada desta sexta-feira (17), passou a ser problema a correnteza do Rio Gravataí, que dificultou o posicionamento da balsa, de acordo com a prefeitura. Os trabalhadores chegaram no fim da tarde desta sexta-feira (17) ao local.
Somente após a instalação desta nova contenção é que os trabalhos de remoção do lixo serão iniciados. Os serviços têm previsão de conclusão entre 20 e 30 dias.
Segundo a empresa contratada para o serviço, será possível retirar até 2 mil metros cúbicos de material por dia. Os resíduos serão colocados em caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e depois analisados, para que recebam a destinação correta.