Quem deseja contribuir para o aperfeiçoamento do edital de concessão de parques de Porto Alegre pode participar das audiências públicas que ocorrem nesta quinta (17) e sexta-feira (18). Os encontros vão ocorrer na Câmara Municipal, às 19h, no Plenário Ana Terra, e também terão transmissão online. A previsão é de que a licitação seja lançada somente no final do primeiro semestre de 2023.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a secretária de Parcerias, Ana Pellini, reforçou que as coletas de contribuições da população estão ocorrendo em plataformas digitais e também presencialmente, para dar a oportunidade a todos participarem.
— Muitas pessoas não têm muita familiaridade com as ferramentas de audiência pública, por isso, optamos pelas duas formas — esclarece.
A secretária também comentou a respeito da possibilidade de construção de um estacionamento subterrâneo nos parques e defendeu que isso poderia financiar outras obras no longo prazo. Contudo, ela ressalta que essa possibilidade pode ser descartada caso a população demonstre que não deseja esse espaço nos parques.
Em setembro, a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) apresentou ao Instituto Semeia, em São Paulo, os pré-projetos de concessão à iniciativa privada da Redenção, do Parque Marinha do Brasil, do trecho 3 da orla do Guaíba e de mais uma área da praia do Lami.
Como participar
Na quinta-feira, a audiência online vai ser realizada através da plataforma Zoom, às 19h. O ID da reunião é 886 5908 1197 e a senha de acesso é 112190. Na sexta-feira, a audiência online também vai ser realizada através da plataforma Zoom, às 19h. O ID da reunião é 849 0796 2129 e a senha de acesso é 679228.
Os encontros presenciais vão ocorrer na Câmara às 19h, no Plenário Ana Terra. A prefeitura também está disponibilizando, até 24 de novembro, um formulário online para a coleta de contribuições e questionamentos da população a respeito da concessão de parques.