A prefeitura de Porto Alegre planeja iniciar na próxima semana a etapa de escavação para as obras de alargamento da Avenida Eduardo Prado, na Zona Sul. Até esta quinta-feira (8), os serviços ainda não influenciam no trânsito no sentido centro-bairro da via – trecho que será alargado.
O início do trabalho ocorreu com o corte de cerca de 80 árvores que estavam plantadas no canteiro central da avenida. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Capital (Smsurb), as intervenções ocorrem em 1.800 metros de extensão, entre a rótula da Avenida Monte Cristo e a Avenida Juca Batista.
O projeto ainda prevê o deslocamento de postes para a realização do alargamento. A secretaria trabalha com prazo de conclusão das obras até setembro de 2023.
Ainda segundo a Smsurb, o objetivo da medida é desafogar o trânsito da região e faz parte da recuperação estrutural que também inclui o trajeto entre a Avenida Cavalhada e a Monte Cristo. Nesse segundo segmento, a requalificação asfáltica ocorre nos dois sentidos, porém sem a necessidade de alargamento.
Replantio ocorrerá após as obras
Quanto à compensação das cerca de 80 árvores cortadas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) afirma que o plantio de novas mudas de espécies nativas ocorrerá após a execução do trabalho. Segundo a pasta, serão escolhidos vegetais que respeitem a compatibilidade com os elementos urbanos, como sinalização de trânsito e redes subterrâneas.
Além disso, outro estudo analisará o novo canteiro e prever quantas mudas e quais espécies irão se enquadrar ao novo espaço.