O aeroporto Salgado Filho recebeu uma movimentação atípica nesta quinta-feira (8). No pátio próximo ao terminal antigo, em área restrita, ocorreu uma simulação de sequestro de avião.
O treinamento foi realizado entre 9h30 e 13h30. Além da administradora do terminal, participaram da atividade representantes da Polícia Federal, da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), da Polícia Civil, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) e das empresas aéreas.
Um avião cargueiro da empresa Total Linhas Aéreas foi utilizado. A atividade segue normativa da Agência Nacional de Aviação Civil.
A ação desta quinta-feira foi executada a fim de não gerar impactos na operação do aeroporto.
O objetivo é avaliar o tempo de resposta e a sequência correta de acionamentos do Plano de Contingência de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC – Aviation Security). Nele, as equipes que atuam no aeroporto são treinadas para atendimento em situações de crise.
A Fraport esclarece que o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (Esaia) é um procedimento padrão. Em junho deste ano o teste simulou uma batida entre um trator rebocador e um ônibus que fazia o transporte de passageiros.